Os
Marron 5 estão super expostos. A banda – formada por cinco
adolescentes em 2001 – cantou canções românticas sobre Jane no
seu primeiro CD, uma mistura de pop rock, folk e r&b que
conquistou o mundo ao som de This Love
e She Will Be Loved
(2002); continuou nessa
pegada no segundo álbum It Won't Be Soon Before Long (2007)
acrescentando mais soul e funk na mistura e emplacando Makes Me
Wonder nas listas de mais
tocadas; três anos depois, lançaram o álbum Hands
All Over optando por experimentar outras influências como do pop
clássico da Motown (I Can’t Lie), do country
(Out Of Goodbyes) e da disco e da tecno music em
Moves like Jagger.
Os meninos do Marron 5 cresceram e preferiram se distanciar de seu
gênero origem no quarto álbum, lançado em meados de 2012,
Overexposed, e
se entregar totalmente ao pop dançante – os singles One
More Night e Payphone
reafirmam essa tendência.
O que pretendo fazer nessa
crítica é analisar as mudanças de imagem – e consequentemente de
gênero – que a banda vem demonstrando através dos videoclipes de
seus singles This Love (Songs About Jane), Makes
Me Wonder (It Won't Be Soon Before Long), Moves Like
Jagger (Hands All
Over) e
Payphone (Overexposed).
This
Love representa tudo o que os
Marron 5 eram, e queriam ser, em 2002: uma banda de rock adolescente.
Escolhi essa música porque,
apesar de não ser o primeiro hit
de sucesso, é a música que fez a banda ser conhecida
internacionalmente, inclusive no Brasil (a música foi tema da novela
Senhora do Destino da
Rede Globo).
Sem me aprofundar muito nos subgêneros de rock – e me atendo
apenas aos valores passados pela imagem da banda nos
videoclipes
– é fácil perceber as influências do rock nos segundos iniciais
do clipe: takes curtos
mostram a banda, sem o vocalista, tocando a introdução da música.
Essa valorização dos instrumentistas (ou de mostrar os
instrumentistas tocando “como se fosse ao vivo”) é
característico do gênero e legitimam a sonoridade como
essencialmente rock (com as devidas influências já citadas).
O
clipe prossegue entrecortando cenas do vocalista Adam
Levine, e sua namorada Kelly
McKee, com takes
da banda até que no refrão
da música Levine
se junta à banda. Completa-se aqui mais uma das exigências do
gênero: vocalista e banda tocam a música como em um show. A postura
da banda (leia-se movimentação de palco, troca
de olhares
e a sincronização da música com os acordes) enquanto toca o refrão
é importante, pois, se assemelha a um show ao vivo e mais uma vez
legitimam o gênero rock ao utilizar essa técnica vista em outros
videoclipes consagrados de
músicas do
gênero como You
Shook Me All Night Lon (AC/DC),
Heart-Shaped
Box
(Nirvana)
e
Like
a Rolling Stone (Rolling
Stones),
todos com trechos da banda tocando “ao vivo”.
Em
Makes
Me Wonder,
grande
hit
do
segundo álbum lançado em 2007, os
meninos cresceram, no entanto,
continuaram seguindo o
gênero: um videoclipe dividido entre cenas
da banda tocando “semelhante a um show” e takes
do vocalista Adam Levine em um aeroporto sendo assediado por
mulheres. Os instrumentistas ainda são parte fundamental da imagem
da banda e a sincronização da música com os instrumentos é
fundamental.
A
postura da banda assemelha-se
a um show particular, mas com pequenas diferenças em relação à
This
Love:
Levine olha intensa (e
sensualmente)
para as câmeras durante toda a música e a banda tem uma postura
mais contida enquanto
toca
(o que pode ser entendido como uma demonstração de experiência).
Outro
fator a ser observado é a caracterização do vestuário da banda.
Em This
Love
– e em outros videoclipes do mesmo álbum, como Sunday
Morning
ou She
Will Be Loved
–
o estilo que predomina é o casual; mais uma vez podemos perceber
referências do indie
rock.
Contudo, em Makes
Me Wonder
os
Marron 5 vestem-se praticamente padronizados com roupas sociais. Esse
detalhe pode parecer pequeno, mas indica uma associação
aos padrões de banda pop e essa aproximação ficará mais forte e
visível no videoclipe do álbum seguinte.
Moves
Like Jagger é
a aceitação da cultura pop para os Marron 5. A
música faz referência ao jeito de dançar do ídolo rock Mick
Jagger e tem uma levada mais dançante. O videoclipe mostra pessoas
dançando e usando roupas no “estilo Jagger” e alterna
imagens
da década de 60 do
roqueiro
dançando com
imagens atuais. Qualquer um consegue perceber que, mesmo ainda
presentes, a presença da banda é menos importante do que a imagem
do vocalista ou do próprio Mick Jagger.
Outra
presença importante nesse videoclipe é a de Christina
Aguilera, cantora iconicamente pop. Todas as atenções são voltadas
pra ela aos três minutos e quinze segundos de clipe;
a banda e o próprio Levine
ficam em terceiro plano até o final da música enquanto Christina e
as pessoas dançando ao “estilo Jagger” celebram uma música que
não pode mais ser considerada rock, nem
na sonoridade, tampouco na imagem.
Se
Moves
Like Jagger é
a aceitação, Payphone
é
a consagração dos
fundamentos
e valores do pop na
banda.
O videoclipe – que mais parece um curta-metragem
de
ação do Sylvester
Stallone
–
em nenhum momento mostra
os integrantes
da banda tocando
(eles sequer aparecem no clipe).
O
único personagem dos Marron 5 é
Adam Levine
que,
usando linguagem do cinema, estrela como ator principal do videoclipe
resistindo a um assalto, roubando um carro e fugindo da polícia a
ponto de explodir dois carros em menos de cinco minutos de vídeo.
Os
Marron 5 estão super expostos. Pelo
menos Adam Levine
está. O
nome do quarto álbum da banda foi uma piada a essa super exposição
do vocalista.
Se
alguém que não conhece Levine
ou os Marron 5 tivesse o primeiro contato com a banda através desse
videoclipe, não acredito que tal pessoa saberia se tratar de uma
banda pop rock; é provável que não soubesse sequer que há uma
banda por trás desse video. Hoje,
Marron 5 é pop!
Eles
mudaram de gênero? Sim, incontestavelmente. Isso é bom ou ruim?
Depende de
qual gênero você curte: se prefere hit
dançante, aproveite, essa banda tem um enorme potencial pra fazer
singles
de sucesso. Mas se preferiu àquele rock alternativo adolescente:
terá que se contentar em ouvir Songs
About Jane até
eles decidirem voltar às origens (se isso um dia acontecer).
Links dos videoclipes citados nessa
crítica:
Makes Me Wonder: https://www.youtube.com/watch?v=sAebYQgy4n4
Moves Like Jagger ft. Christina Aguilera: https://www.youtube.com/watch?v=iEPTlhBmwRg
Payphone: https://www.youtube.com/watch?v=KRaWnd3LJfs
You Shook Me All Night Lon: https://www.youtube.com/watch?v=Lo2qQmj0_h4
Heart-Shaped Box: https://www.youtube.com/watch?v=n6P0SitRwy8
Like a Rolling Stone: https://www.youtube.com/watch?v=aRYokc3VBC4
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